O Clube K qualificou-se hoje para a final da Taça de Portugal de voleibol feminino, ao impor-se em quatro ‘sets’ (3-1) ao Desportivo das Aves, anfitrião da ‘final four’ que decorre em Santo Tirso.

As açorianas, que foram segundas na fase regular do campeonato, vacilaram no primeiro parcial (22-25), mas retificaram nos restantes (25-23, 25-12 e 25-13) e obtiveram uma vitória indiscutível diante das nortenhas, sétimas colocadas, ao fim de hora e meia.

A central brasileira Kátia Oliveira notabilizou-se pela emblema ponta-delgadense com 21 pontos, seis dos quais em serviços, sendo perseguida pelas compatriotas Luana Gomes, com 19, e Jéssica Carriel, que se distinguiu nas avenses com 16.

Finalista nas últimas duas épocas e após ter eliminado o primodivisionário Sporting de Braga e o secundário Sporting de Espinho, ambos por 3-0, o Clube K vai defrontar na final, agendada para domingo, às 15:00, o AVC Famalicão ou a Academia José Moreira/FC Porto, que medem forças a partir das 18:00 de hoje.

As insulares começaram por vincar a superioridade junto à rede e evoluíram até vantagens de cinco pontos (de 6-1 até 14-9), que foram anuladas pela gradual agressividade nortenha no serviço (17-17) e invertida com falhas na receção (21-22), conduzindo ao triunfo das anfitriãs no ‘set’ inicial (25-22).

O Desportivo das Aves procurou rentabilizar o nervosismo do Clube K no segundo parcial, mas desperdiçou superioridades momentâneas (5-1 e 19-15) e permitiu que o duelo reentrasse numa toada equilibrada (14-14 e 20-20), abrindo caminho à clarividência açoriana nas ações ofensivas, determinantes para resgatar a igualdade (25-23).

Menos história teve o terceiro ‘set’, no qual a formação de Ponta Delgada demorou uma vintena de minutos a confirmar a superioridade técnica e física, tirando partido da apatia do conjunto de Santo Tirso para tomar conta do jogo e fixar 13 tentos à maior (25-12).

Apesar do apoio do público avense, a descrença das pupilas de Manuel Barbosa prosseguiu na reta final da partida, concedendo pouca oposição às comandadas de Paulo Barreto, que usaram a maior experiência para fechar de forma rompante (25-13).

Jogo no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, em Santo Tirso.

Desportivo das Aves - Clube K, 1-3.

Parciais: 25-22 (28 minutos), 23-25 (29), 12-25 (21) e 13-25 (21).

Sob a arbitragem de Paulo Cunha e Hélder Lainho, as equipas alinharam:

- Desportivo das Aves: Jéssica Carriel, Ana Karoline Silva, Cassia Rauber (líbero), Melissa Ortega, Jady Gerotto, Nathália Simões e Cláudia Guevara. Jogaram ainda Bárbara Costa, Gabriela Zeni, Vera Assunção, Alexia Tarasiewich, Ana Carneiro (líbero) e Mafalda Morais.

Treinador: Manuel Barbosa.

- Clube K: Fabiana Costa (líbero), Luciana Bezerra, Gabriela Martins, Luana Gomes, Kátia Oliveira, Nicole Silva e Thaynara Nunes. Jogaram ainda Bruna Paiva, Matilde Coelho, Carolina Cabral e Alexandra Machado.

Treinador: Paulo Barreto.

Assistência: cerca de 500 espetadores.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.